sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dia 16 de Abril – Dia Mundial da Voz


A Campanha Nacional da Voz, coordenada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz, traz este ano uma série de ações em todo o Brasil. Os médicos ligados à Academia, em todo o território nacional, já começam a se organizar para promover atendimentos e palestras informativas sobre as realizações da Campanha e a preocupação com o aparelho vocal.

O programa, criado há 10 anos pelos médicos da ABLV, é fruto de uma preocupação em comum: o câncer de laringe, que na época causava 8 mil óbitos por ano. Desde então, a Campanha atende e orienta cerca de 40 mil pessoas em cada edição, número que só não é maior porque muitas pessoas ainda desconhecem a importância dos cuidados com a voz. Algumas doenças como o próprio câncer de laringe, pólipos, nódulos, rouquidão e laringite podem ser evitadas com o diagnóstico precoce.

Devido a sua relevância, a Campanha Nacional da Voz atingiu níveis mundiais em 2009. Graças a parcerias e ao reconhecimento de diversas entidades internacionais, conseguiu a promulgação do dia 16 de abril como o “Dia Mundial da Voz”. Atualmente, Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá, Estados Unidos e diversos outros países também organizam ações para comemorar a data.